terça-feira, 7 de maio de 2013

Vídeo sobre esclarecimentos sobre o Programa "Melhor Gestão, Melhor Ensino"




acessado em 07/05/3013

Plano de Aula

Olá Colegas, venho por meio desta socializar meu Plano de aula



PLANO DE AULA

Professor: Erly Pereira Fernandes Júnior
Disciplina: Matemática
9º ano - Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 3 semanas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
·        Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
·        Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
·        Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos;
·        Efetuar caçulos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação);
·        Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
·        Resolver problemas que envolvam porcentagem.

GRUPOS DE COMPETÊNCIAS:
·        G.I, G.II e G.III.
CONTEÚDOS RELATIVOS AS HABILIDADES:
·      Números e Operações;
Números racionais:
  • Representação fracionaria e decimal;
  • Operações com decimais e frações (complementos);
  • Números / proporcionalidade;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
·        Manipulação de material concreto;
·        Trabalho em grupo e jogos;
·        Exploração da ideia de composição e decomposição de figuras;
·        Análise e resolução de situações-problema: discussão coletiva sobre as resoluções obtidas pelos alunos.

AVALIAÇÃO E FORMA DE RECUPERAÇÃO:
Observar se:
·        O aluno compreendeu os temas matemáticos;
·        Participou das discussões do grupo;
·        Deve atitude solidária e de respeito às regras determinadas para a atividade;
·        Prova individual;
·        Participação na elaboração de relatórios com registros das investigações realizadas;
·        Recuperação contínua.

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com as habilidades propostas se justifica em relação  a aquisição de conhecimento para o mundo do trabalho, da convivência e do exercício da cidadania. Além disso, o processo do desenvolvimento metodológico proporciona ao aluno que ele tome parte de seu desenvolvimento crítico para a autonomia do processo da sua vida adulto e do trabalho. Além do desenvolvimento do raciocínio matemático e lógico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Caderno do professor: matemática – ensino fundamental – 6ª série (7º ano) – Volume 1, 2 e 3.
Caderno do professor: matemática – ensino fundamental – 7ª série (8º ano) – Volume 1, 2 e 3.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – São Paulo : SEE, 2010.

domingo, 5 de maio de 2013


MEDINDO COMPRIMENTOS - NILSON JOSÉ MACHADO
Sobre a leitura e a interpretação do livro
Medindo comprimentos é adequado para um trabalho na 6ª, 7ª ou 8ª séries do ensino fundamental. Também pode ser trabalhado, ainda que parcialmente, na 4ª ou 5ª séries. Como exemplo, vamos propor uma estratégia de trabalho para ser aplicada na 6ª série, logo no início do ano, paralelamente ao conteúdo que estiver sendo tratado.
Medindo comprimentos atende à necessidade de trabalhar medidas na Matemática, no ensino fundamental, como apontam os PCN. De acordo com os PCN é importante:
  • "... proporcionar aos alunos experiências que permitam ampliar sua compreensão sobre o processo de medição e perceber que as medidas são úteis para descrever e comparar fenômenos";
  • propor situações-problema, criadoras de contexto, que evidenciem para os alunos a necessidade de usar unidades de medidas padronizadas;
  • orientar os alunos sobre o tratamento da informação. Entende-se por tratamento da informação a organização de dados, a leitura e interpretação de dados em tabelas, a obtenção de médias e a compreensão de seus significados.
Também consta dos PCN a necessidade cada vez maior de que as diferentes áreas sejam trabalhadas em conjunto.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Oficinas



 
Observações: Trabalho do grupo (Cristina Barcellos, Mônica Paula, Rosemeire Berne)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aproveitando a temática do nosso curso, achei esse mapa conceitual bem interessante.... Os professores, em sua maioria, tem um certo receio de utilizar a tecnologia como uma aliada, porém , se eles usarem esta ferramenta a seu favor terão resultados fabulosos...

BONECA DE CROCHÊ





Um homem e uma mulher estavam casados por mais de 60 anos.
Eles tinham compartilhado tudo um com o outro e conversado sobre tudo.
Não havia segredos entre eles, com exceção de uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que havia nela.
Por todos aqueles anos ele nunca nem pensou sobre o que estaria naquela caixa de sapato.
Um dia a velhinha ficou muito doente e o médico falou que ela não sobreviveria.
Sendo assim, o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher.
Ela concordou que era a hora dele saber o que havia naquela caixa.
Quando ele abriu a tal caixa, viu 2 bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava 95 mil dólares.
Ele perguntou a ela o que aquilo significava, ela explicou;
- Quando nós nos casamos minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar/brigar por nada. E se alguma vez eu ficasse com raiva de você que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê.
O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava 'Somente 2 bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente 2 vezes por todos esses anos de vida e amor.'
- Querida!!! - Você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?



- Ah!!! - Esse é o dinheiro que eu fiz com a venda das bonecas, só sobrou duas.
(Autor desconhecido)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Melhor Gestão, Melhor Ensino

    A ação inédita da Secretaria da Educação “Melhor Gestão, Melhor Ensino” faz parte do programa Educação – Compromisso de São Paulo. O objetivo é envolver cerca de 65 mil educadores da rede estadual paulista dos anos finais – 6º ao 9º ano – do Ensino Fundamental em uma série de ações voltadas para o aprimoramento das competências que beneficiará cerca de 1,7 milhão de alunos. A iniciativa receberá um investimento de quase R$ 30 milhões.
O programa, oferecido por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), tem foco na gestão escolar e no processo de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa e de matemática. O intuito é melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nessas duas áreas do conhecimento, que são a base para a aprendizagem das demais disciplinas.

Disponível em:  <http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/melhor-gestao-melhor-ensino>. Acesso em: 29 abr. 2013


Veja algumas fotos do evento de abertura do Programa



 A partir do Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, foram construídos algumas ações de formação para professores e a construção deste blog foi uma delas.